Politica de privacidade e prtecção de dados da UDF

Política de privacidade e proteção de dados

A UDF-União do Deficiente-Fórum é responsável pela recolha, processamento e utilização de dados pessoais no contexto da sua atividade, designadamente nas áreas de açao social, de projectos. de promoção da Vida Independente, assim como nas operações de emissão de documentos de cariz financeiro inerentes.

A UDF-União do Deficiente-Fórum em cumprimento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) pessoais, em vigor desde 25 de maio de 2018, recolhe, trata e utiliza dados pessoais exclusivamente de acordo com os seguintes princípios:

1. RECOLHA DE DADOS PESSOAIS

A UDF-União do Deficiente-Fórum pode recolher os seus dados em três situações:

a) Dados de contacto

Enquanto sócio(a) e/ou participante inscrito em projetos/atividades promovidas pela UDF-União do Deficiente-Fórum; fornecedor/prestador de serviços a título individual; ou como sócio/a, participante ou assistente pessoal, a Associação vai comunicar consigo regularmente e levar até si informações relevantes no âmbito dos objetivos de desenvolvimento, promoção e divulgação dos seus eventos, iniciativas e dia-a-dia.

Para o efeito: são recolhidos os dados de contacto – nome completo, endereço de e-mail e contacto telefónico – através do preenchimento de formulários de inscrição; são facultados dados de contacto à Associação por iniciativa dos próprios.

Os dados recebidos não podem ser posteriormente ser tratados de forma incompatível com a referida finalidade.

b) Dados considerados relevantes para melhor enquadramento de processos de ação social, tais como dados integrantes nos CC, NISS, relatórios médicos.

c) Dados para emissão de recibos

São requeridos dados para emissão de recibos – nome, número de identificação fiscal (NIF) e morada completa (morada, código-postal e localidade) – principalmente perante três situações:

1. o pagamento da quota anual de sócio,

2. o pagamento de serviços prestados

3. a transferência de valores relativos a donativos e apoios.

Os dados referidos podem ser requeridos também via e-mail.

Os dados recolhidos para efeitos de emissão de recibos serão conservados durante 10 anos, nos termos da lei.

1.1 Contacto pela entidade

O contacto feito pela UDF-União do Deficiente-Fórum poderá ser feito via e-mail (pelos contactos eletrónicos que constam no rodapé deste documento ou ainda por geral@udf.pt), por contacto telefónico (apenas perante a impossibilidade de contacto, ou contacto eficaz via e-mail) ou via correio para a morada fornecida.

2. ACESSO, TRATAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE DADOS PESSOAIS

a. Acesso e tratamento de dados pessoais

O acesso e tratamento dos seus dados pessoais poderão ser feitos pelos membros da Direcção da UDF-União do Deficiente-Fórum

O tratamento de dados pessoais (informatizado ou em papel) é qualquer operação que implique o manuseamento e organização dos dados pessoais, desde a recolha até ao arquivo ou destruição dos mesmos.

b. Transferência de dados pessoais

Não ocorrerá qualquer transferência de dados pessoais, quer para entidades nacionais quer internacionais.

3. SEGURANÇA

A UDF-União do Deficiente-Fórum adota técnicas organizacionais adequadas para proteger os seus dados pessoais armazenados nos nossos sistemas contra perda, destruição, acesso não autorizado, alteração ou divulgação.

4. DIREITO ÀS INFORMAÇÕES E À CORREÇÃO, ELIMINAÇÃO OU BLOQUEIO DE DADOS PESSOAIS

Tem o direito de receber informações sobre os dados que foram armazenados em relação à sua pessoa e, se aplicável, o direito de corrigir, bloquear ou eliminar estes dados. Para este efeito e para quaisquer questões adicionais que possa ter relativas à proteção dos seus dados pessoais, contacte-nos por e-mail para geral@udf.pt

5. DIREITO A RETIRAR AUTORIZAÇÕES

As autorizações por si atribuídas para a recolha, processamento e utilização de dados podem ser retiradas por si, a qualquer momento, com efeito futuro. Para retirar a sua autorização, contacte-nos por e-mail para (geral@udf.pt ).

A retirada da autorização tem como consequência a cessação imediata do estatuto de sócio e/ou de participante em atividades e/ou da comunicação e divulgação direta dos eventos promovidos pela Associação.

 

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